A Hemeroteca Municipal de Lisboa promoverá nos próximos meses diversas conferências no âmbito do ciclo “Liberalismo e Educação no Portugal de Oitocentos: o papel das Bibliotecas Públicas”
“O universo educativo num tempo novo: do vintismo à regeneração (1820-1850) “ abriu, dia 16 de Novembro, este ciclo de conferência. A sessão decorreu na Sala dos Espelhos, conduzida por Rogério Fernandes, da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa.
Este ciclo de conferências tem como propósito criar um espaço de reflexão sobre o papel que as Bibliotecas Públicas desempenharam na construção do regime liberal em Portugal (1820-1910), nomeadamente na criação de hábitos de leitura e na formação de cidadãos liberais (a expressão é da época), isto é, na criação de cidadãos ilustrados, preparados para participar, através de eleições, nas decisões e no desenvolvimento do país, na formação de uma opinião pública liberal, crítica e construtiva.
Mas, o projecto é mais ambicioso e pretende oferecer mais do que uma incursão pelo passado: propõem-se criar condições para a recolha de ideias, informações, enfim, ensinamentos para a actualidade, que contribuam para definir e a potenciar o papel das Bibliotecas Públicas enquanto motores do desenvolvimento cultural e educativo de um país e da sua democracia.
Na segunda conferência, dia 29 de Novembro, Jorge Ramos do Ó, também da mesma Universidade que o anterior orador, abordará o tema: Liberalismo e Inovação Educacional no Portugal de Oitocentos: a gramática da escola e o papel das bibliotecas públicas (1850-1900).
Os dois primeiros convidados, reputados especialistas, professores universitários e investigadores, com vasta obra publicada, não deixarão de apresentar novos contributos para o conhecimento da história contemporânea das Bibliotecas Públicas portuguesas." Fonte: BLX Etiquetas: Bibliotecas e Sociedade, Conferências Congressos e Afins, Eventos, Subsídios para a História |